Minhas Estrelas

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Mãe de duas filhas

Ser mãe de duas filhas é ótimo, maravilhoso.
Duas personalidades (e que personalidades !) bem distintas e que se completam.
É um grande exercício de entender as diferenças, respeitá-las e não fazer comparações. Ainda mais, de ensiná-las e enxergar a riqueza dessas diferenças e não se compararem uma com a outra.
É um trabalhão delicioso.
Essas questões se ressaltam mais ainda com a diferença de idades que é de 6 anos e 5 meses. Ou seja, até hoje, uma está com 9 anos e a outra com 3 anos, os interesses são completamente distintos. Algumas mães me dizem que a partir de um determinado momento os interesses vão ser os mesmos e eu estou esperando ansiosamente por essa hora.
Fico muito atenta para não ficarmos com duas famílias de dois (e isso acontece com mais frequência do que eu gostaria). Sofia quer ir ao teatro e a Ana Luiza quer ir ao cinema. Quando a Sofia quer ir ao cinema, o filme já não interessa mais a Ana Luiza. Muitas vezes o pai vai ao cinema com a Ana Luiza e eu vou para o teatro com a Sofia. Outro dia as duas queriam ir ao teatro, pensei : 'até que em fim o mesmo interesse'. Que nada ! A Ana Luiza queria ver Escola de Musical e a Sofia queria o teatro do cachorrinho. Como uma peça era às 15:00 e a outra às 17:00 e no mesmo shopping, fui ao teatro com a Ana Luiza enquanto Sofia ficou no parquinho com a babá e depois fomos as 3 na peça do cachorrinho. Overdose de teatro infantil !!! Uma loucura.
Claro que nem sempre consigo satisfazer a vontade das duas e nem devo. Então coloco as duas para negociarem e entrarem em um acordo. Como a Ana Luiza pode fazer todos os programas escolhidos pela Sofia, uso esse argumento mostrando que ela pode estar sempre com a gente não precisando fazer a divisão da família nesses momentos. Já a Sofia não pode ir a todos os lugares que a Ana Luiza tem vontade e nesses momento realmente precisamos nos separar em grupinhos de dois.
Passeio no Jardim Botânico, que eu amo, é uma oportunidade ótima de estarmos os 4 juntos. Viagens também nos proporcionam momentos indescritíveis. E assim vou mostrando que mais uma pessoa na família vem para somar e não para dividir.

Nenhum comentário: