Minhas Estrelas

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Dia de Chuva

http://www.slide.com/r/EJqZCrCSwj-SX3Z1NBH3mQfGqITDnayR?previous_view=mscd_embedded_url&view=original

A brincadeira de massinha é uma ótima opção para os menores. Eles realmente adoram. É muito interessante trabalhar com a imaginação deles. Uma simples bolinha verde pode ser uma tartaruga. Isso é ótimo porque você não precisa ser nenhum escultor para fazer bichinhos que vão divertir muito a criançada. Eles adoram começar pelas minhocas de todas as cores e tamanhos. Amassar a massa com um rolinho, parecido com aquele de cozinha, também faz muito sucesso e daí podem surgir muitas variações como por exemplo o lago para se colocar os peixes, sapos, patos, etc... E para o adulto é uma terapia contra o estresse. Pegar uma bolo de massinha e apertar, apertar. Amassar na palmada mão, dobrar, amassar mais uma vez é realmente relaxante.

A pintura com tinta guache é pura emoção. Como eles ficam felizes ao verem as cores aparecendo, se espalhando, tomando formas. Como eles adoram se sujar.

Essas brincadeira ficam muito mais divertidas se acompanhadas de música. Na pintura, sempre faço um mar, peixes, barcos, baleias. Nossa tem uma variedade de músiquinhas infantis com esses assuntos. Um jardim com uma casa, um lago com patos e sapos também rende horas de distração.

O importante é não se preocupar em fazer as peças de massinhas perfeitas nem se aborrecer se a criança destruir a sua obra de arte em um segundo. O Objetivo é a brincadeira e se é assim que a criança se diverte, só nos resta começar novamente. Na pintura também não importa se as cores estiverem corretas, não importa se estiver borrado. A criança voa na sua imaginação.

Outro dia estava desenhando um arco-íres com a minha filha de dois anos. Eu fazia uma cor do arco e passava para ela fazer o seu desenho. Aí olhei para o rabisco dela e falei :
- Lindo o seu arco-íris !
Ela me respondeu
- O meu não é arco-íris, o meu é esconde-esconde
Ela estava rabiscando em cima do desenho anterior e essa era a história que estava construindo com o seu desenho.

Para que não lembra das músicas infantis tem dois livros com várias músicas :
O Tesoura das Cantigas para Crianças
Alegria, Alegria

Enquanto as crianças menores ouvem as músicas nós podemos ler as letras e memorizá-las melhor.
Depois as próprias crianças vão lendo as letra e acompanhando com o dedinho. Antes mesmo de aprender a ler elas aprendem a paginar o livro conforme muda a música no CD. É muito engraçado de ver.

Existem diversos sites de músicas infantis na internet. É só entrar no google e pesquisar.
Quando eu quero lembrar de alguma música infantil uso o link :

http://www.umnovoencontromusical.com/infantil.htm

Para a minha filha maior sempre procuro ter em casa kits artesanais tipo :
- Decore a sua bolsa e seu cinto
- Decore a sua agenda
- Peças de madeira para pintar como caixinhas, porta-lápis, incensário, porta-retrato (ela fez todos os presentes de Natal da família)
- Kit de tapeçaria

Assim os dias com chuva com criança em casa ficam mais tranquilos e passam mais rápido.

2 comentários:

Unknown disse...

Ana Luiza, seu blog está muito bom, vou dar uma sugestão ;você vai a muitos espetáculos e assiste a vários filmes que tal deixar aqui dicas e críticas sobre o que já viu?Com isso crianças da sua faixa etária encontrarão oderão aproveitar as dicas. Beijosssss

Unknown disse...

Ana Luiza você poderia comentar sobre o primeiro dia de aula depois das férias.Gostaria de saber como encontrou os velhos amigos e qual a sua impressão sobre os que estão chegando agora.Também incentivar os alunos veteranos a ajudar a adaptação dos calouros, mostrando-lhes a escola, apresentando aos professores e colegas.Essa é minha sugestão bjsssss